Apesar da associação imediata que muitos fazem entre a toxoplasmose e os gatos, os felinos não são os únicos vilões desta história. A infecção causada pelo toxoplasmosa gondii também pode surgir devido a ingestão de alimentos mal lavados ou mal cozidos e pela ingestão de água mal tratada, entre outros fatores.

Quando a toxoplasmose causa lesões que comprometem a visão, os sinais variam de acordo com a região atingida. A toxoplasmose pode provocar coriorretinite, uma inflamação no fundo do olho. Se o surto for leve, pode passar despercebido; se for intenso, a visão fica turva e diminuída. Caso a infecção pelo Toxoplasma atinja a mácula, pode causar a perda da visão central. Em geral, a coriorretinite se manifesta na adolescência ou no adulto jovem. Os sintomas da toxoplasmose ocular dependem da localização da lesão na retina e da presença de inflamação.

É comum que o oftalmologista detecte uma lesão cicatrizada que o paciente não percebeu. Quando se manifestam, os sintomas mais freqüentes da toxoplasmose ocular são visão borrada, floaters (manchas na visão), dor e fotofobia (intolerância a luminosidade).

Na presença de tais sintomas procure imediatamente um medico oftalmologista e evite a automedicação.

Dr. Marco Túlio Teodoro
crmro3357